Projeto Futuro Maker Celebra Formatura de Jovens em Governador Valadares
No dia 25 de março, o projeto Futuro Maker realizou a formatura da sua terceira turma, celebrando a conclusão do projeto que foi realizado em Governador Valadares (MG), e teve como objetivo auxiliar jovens em situação de vulnerabilidade a desenvolverem competências socioemocionais e profissionais na área de Tecnologia.

Formandos da terceira e última turma do Projeto Futuro Maker
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fundação Vale, o Serviço Social da Indústria (Sesi/MG), envolvendo também o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MG). O evento, realizado no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Governador Valadares, contou com a presença de representantes da Fundação Vale, da Vale, do Sesi, do Senai, de lideranças comunitárias e de familiares dos alunos.
Durante o processo formativo, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar atividades práticas que estreitaram a conexão entre o aprendizado teórico adquirido em sala de aula e sua aplicação prática no mercado de trabalho. Em novembro de 2024, os formandos da terceira e última turma realizaram uma visita à Vale como parte da atividade extracurricular “Vale nas escolas”, realizada para todas as turmas. Na ocasião, os alunos aprofundaram sua compreensão sobre os objetivos e desafios do ambiente profissional, além de aprenderem mais sobre práticas tecnológicas inovadoras e a importância das habilidades interpessoais no ambiente profissional.
” O curso foi muito interessante, eu pude aprender muito. Aprendi sobre impressão 3D, estou mexendo atualmente com a impressora. Os professores me ajudaram muito, o nosso assistente social também estava com a gente o tempo todo. As aulas dele foram muito importantes para nos ajudar a interagir, até entre os próprios alunos. Além das conversas semanais sobre como andava o curso.” Deyved Furtado, ex-aluno da terceira turma do Futuro Maker.
Iniciado em janeiro de 2024, o projeto Futuro Maker preparou e capacitou 60 jovens ao longo do último ano. Além da formação técnica, os participantes do projeto receberam acompanhamento psicossocial e apoio no desenvolvimento pessoal, permitindo que compreendessem melhor o seu potencial e se preparassem de maneira concreta para a jornada profissional.