Projeto Rotas e Redes Literárias chega a Ouro Preto para promover o hábito da leitura para 6.500 crianças do município mineiro
O projeto Rotas e Redes Literárias, que fomenta o acesso à leitura por meio da ampliação do acervo literário das escolas públicas e formação de profissionais, chegou a Ouro Preto, em Minas Gerais. A iniciativa, parceria da Fundação Vale com o Comunidade Educativa (CE-CEDAC) e secretaria municipal de educação, vai capacitar mais de 400 educadores da região e beneficiar cerca de 6.500 crianças.
Ao longo do projeto, professores, coordenadores pedagógicos, técnicos da secretaria de educação e cultura e equipe de bibliotecas públicas e comunitárias receberão em torno de 200 horas de formações.
O objetivo dos encontros é ampliar o repertório dos educadores em literatura infantojuvenil, contação de histórias e orientar a equipe sobre reestruturação de bibliotecas e salas de leitura, para tornar os espaços mais atraentes para os estudantes.
“Buscamos apoiar o desenvolvimento dos municípios onde a Vale está presente, tendo a educação como um dos pilares. A leitura e a alfabetização são a base da aprendizagem e condição fundamental para a assegurar o sucesso da trajetória escolar”, reforça Felipe de Faria, analista da Fundação Vale.
Este já é um projeto bem-sucedido no Maranhão. No ano passado, o Rotas e Redes Literárias capacitou pelo menos 270 educadores, inaugurou 9 salas de leitura (três em Açailândia, duas em Bacabeira, uma em Arari e três em Santa Rita) e doou 6.437 livros, beneficiando mais de 25 mil estudantes de 72 escolas.