Trilhos da Alfabetização
O programa Trilhos da Alfabetização busca contribuir para a alfabetização plena de crianças nas escolas públicas dos municípios de atuação da Vale. As ações contemplam formação de educadores e equipes técnicas das Secretarias Estadual e Municipais de Educação, produção e distribuição de material didático complementar e mobilização da comunidade escolar para a alfabetização.
No Maranhão, a iniciativa da Fundação Vale é realizada em parceria com 24 municípios vizinhos da Estrada de Ferro Carajás e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
No Pará, 8 municípios de atuação da Vale são parceiros do projeto (Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá, Ourilândia do Norte, Parauapebas e Tucumã), que é executado em parceria com a FGV e conta com investimentos da Wheaton Precious Metals e do BNDES por meio do Fundo Socioambiental.
No Rio de Janeiro, o projeto acontece em parceria com as prefeituras de Itaguaí e Mangaratiba e, em Minas Gerais, com as prefeituras de Catas Altas, Rio Piracicaba e Santa Bárbara, sendo implementado pela Roda Educativa em ambos os estados.